domingo, 21 de outubro de 2012

Romney tem chance de vencer; Obama continua um pouco à frente

Ele começou a mover partidários da Carolina do Norte, antes um Estado de impasse onde agora ele tem uma sólida liderança, para outras regiões do país. A campanha do ex-governador do Massachusetts também aumentou suas propagandas televisivas em Iowa e Wisconsin, onde as pesquisas indicam pequena vantagem de Obama.
A média de pesquisas do RealClearPolitics dá a Obama uma pequena vantagem, de pelo menos quatro pontos percentuais, em Estados que dão 237 votos de colégios eleitorais, com Romney à frente em estados que representam 206 votos




Isso deixa uma batalha reduzida em estados que representam 95 votos, todos vencidos por Obama na eleição de 2008: Colorado (9 votos), Flórida (29), Iowa (6), Nevada (6), New Hampshire (4), Ohio (18), Virgínia (13) e Wisconsin (10).
Nas últimas duas semanas, Romney obteve uma pequena liderança ou empate técnico com Obama na Flórida, Colorado, New Hampshire e Virgínia, que, somados, terão 55 votos eleitorais. Vencer os quatro deixaria Romney a nove votos da vitória, e aí está a importância da batalha por Ohio.
Vencer em Ohio colocaria Romney na liderança e daria ao republicano uma margem de derrota em outros Estados que ainda estão em jogo. Se ele não vencer em Ohio, a vitória em Wisconsin ou uma combinação de Nevada com Iowa podem também ajudá-lo a ser eleito, embora Obama, além de ter pequenas vantagens em Wisconsin e Iowa, também lidera em Nevada.
"As coisas estão pendendo consistentemente para o lado de Romney, mas ele ainda não está vencendo em Estados suficientes", afirmou o pesquisador Thomas Riehle, do YouGov, uma empresa de pesquisa de mercado que está conduzindo sondagens. "Romney precisa de mais boas notícias antes de ele estar seguro para apostar na vitória".

Nenhum comentário:

Postar um comentário